Para a realização do trabalho prático sobre a elaboração de um pacote turístico que
possa ser comercializado por uma agência de viagens, os alunos devem considerar uma
das seguintes situações e apresentar o respetivo pacote turístico com respetivo orçamento.
Os alunos devem utilizar a sua criatividade de forma a completarem o pacote com os
serviços que os potenciais turistas desejam.
Situação A) Um casal de portugueses quer passar o fim de ano (de 26/12/2019 a
02/01/2020) na Madeira ou Açores.
Pretendem viajar pela TAP na ida e regresso.
Alojamento regime P/A
Programa de fim de ano incluído.
Orçamento 1500€
Situação B) Uma família de ingleses (dois adultos e 1 criança 8 anos) quer viajar de
Londres para Faro em Abril (01/04/2020 a 14/04/2020).
Pretendem viajar em lowcost.
Alojamento em Portimão (não são específicos no número de estrelas nem regime
alimentar)
Atividades culturais sugeridas
Orçamento 2500€
Situação C) Um casal de portugueses quer viajar de Faro para o Porto no mês de Fevereiro
(Sugestão perto do dia dos namorados em escapadela de fim de semana).
Procuram viajar de avião (direto).
Alojamento no máximo em empreendimento turístico de 3 estrelas
Adicionar jantar romântico num dos restaurantes da cidade
Atividades culturais sugeridas na cidade
Orçamento 400€
Situação D) Uma turista espanhola quer visitar Braga no período da Páscoa em 2020 (1.
Viaja a partir de Madrid (direto e de noite preferencialmente + transferes)
Alojamento em Braga (empreendimento turístico com três estrelas + PA)
Motivada por questões religiosas e culturais
Sugerir atividades culturais e refeições típicas
Orçamento 1000€
Estrutura do trabalho
1Capa
2Introdução
3Desenvolvimento do produto
3.1Planeamento da viagem (inventariação de recursos, análise da cidade, escolha do
alojamento, marcação da viagem aérea, reserva de serviços…);
3.2 Negociação dos preços (definição dos custos dos serviços/componentes do produto),
confronto do orçamento e custos, margem de lucro…;
3.3 Elaboração de pequeno folheto/cartaz, com preço global, serviços incluídos e o que
não inclui (sem IVA);
3.4 Estratégia de promoção, identificar parceiros…
3.5 Data de venda do pacote turístico
Conclusão
Data de apresentação dos trabalhos (3/9 de dezembro).
Professor Rui Carvalho