Os conteúdos integrados na Unidade Curricular de Fundamentos de Enfermagem I pretendem ajudar a desencadear no estudante a compreensão e respetiva aprendizagem da essência dos cuidados específicos da Enfermagem enquanto disciplina e ciência, daí ser explicada a filosofia de cuidados de Enfermagem. Proporcionar ao estudante o conhecimento da história da Enfermagem enquanto ciência e arte do cuidar facilita a interiorização e perceção da evolução da enfermagem desde a era precedente a Nightingale até aos nossos dias. A apresentação de forma explicitada dos paradigmas e diferentes conceitos explicativos da Enfermagem torna possível a compreensão da Metodologia Científica em Enfermagem. O Processo de Enfermagem é evidenciado na sua dimensão organizativa e orientadora dos cuidados de enfermagem. Assim, em contexto teórico-prático, as Etapas do Processo de Enfermagem são pensadas e treinadas através de exercícios objetivos, facilitando o desenvolvimento do raciocínio crítico do estudante no que concerne à avaliação da pessoa, objeto dos seus cuidados, aos diagnósticos de enfermagem, ao planeamento de cuidados e respetiva avaliação dos resultados obtidos. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem ao ser explicada permite a compreensão do processo de avaliação, diagnóstico e intervenção em Enfermagem. Articular os conceitos básicos de linguagem classificada utilizada em Enfermagem (CIPE) em ambiente teórico-prático agiliza a interiorização de todo o processo do cuidar. Conhecer os conceitos e técnicas da abordagem do cliente/família facilita a identificação da necessidade de respeitar os direitos, a autonomia, a dignidade e a privacidade do mesmo. A componente teórico-prática constitui um espaço no qual os estudantes têm a oportunidade de refletir acerca dos seus próprios valores e crenças e a forma como estes podem interferir na sua prática profissional e inclusivamente condicionar um bom relacionamento e manutenção de elevados padrões de atendimento ao cliente/família. Compreender as implicações do risco clínico e não clínico na prestação dos cuidados de saúde é assegurado pela abordagem à Cultura de Segurança do Ambiente de Cuidados. A importância da evidência científica no cuidado ao cliente é sustentada pelas diferentes teorias e modelos que são apresentadas e discutidas com os estudantes nas componentes teórica e teórico-prática.